1. Este site utilizar cookies. Ao continuar a sua navegação, está a concordar com a utilização de Cookies. Clique e saiba mais.

Sugestão Opinião Elaborada Sobre A Comunidade Gaming Novato E O Seu Potencial A Longo Prazo

Discussão em 'Sugestões & Dúvidas' iniciado por Cyx PT, Mar 17, 2016.

Compartilhe esta Página

1. Cyx PT

Cyx PT Queijo
    Membro Oficial

A Gaming Novato é o porto de abrigo para os Youtubers portugueses e brasileiros quer queiramos quer não. Há quem não precise deste fórum por ter cumprido as suas metas ou já obtido tudo o que precisa para o seu canal e o apoio incondicional dos seus subscritores, mas a larga maioria depende da empatia de todos os membros que trabalham e se dedicam aos próprios canais e compreendem que o processo de planificação, gravação e edição de vídeos é complexo e gasta muito do nosso tempo.

Tenho mantido a minha distância o máximo de tempo possível da participação nos tópicos relacionados com a partilha de vídeos por poucos, mas fortes motivos. A Gaming Novato sempre foi para mim um local de auto melhoramento, independentemente de haver crescimento do canal ou não. É divertido partilhar ideias, sugerir e receber a sugestão de caminhos a tomar. É divertido ver envolvimento para além do elogio forçado que muitas vezes se lê e acaba por dilacerar a nossa motivação um pouco ao longo dos dias. É divertido e motivador ver entusiasmo em alguém que aprecia, de facto, o nosso crescimento e nos faz acreditar que apesar da enorme confusão que existe pelo Youtube fora que tenta obscurecer os nossos canais através do spam e sub4sub, estamos realmente num espaço de crescimento focado na qualidade e não na ilusão criada pelo crescimento em números fantasma.

Desde o momento em que me registei pela primeira vez quis acreditar que a Gaming Novato não era o Facebook, ainda acredito que não é, mas está a tornar-se um clone. Está a tornar-se aos poucos um local de divulgação, não pela falta de tópicos de discussão, mas porque não há qualquer incentivo em realmente envolver a comunidade na crítica construtiva e melhoramento dos outros canais. Não há regras para partilha de vídeos quanto ao conteúdo dos tópicos. 2 linhas de texto idênticas ao título com inserção do vídeo e o tópico segue como se nada fosse. Que motivos isso dá aos outros youtubers de ver e analisar os vídeos em questão?

Nós todos somos youtubers, temos um canal para gerir e o tempo é muito importante para nós. Temos uma família, amigos, actividades diárias e problemas como todos os não-youtubers. Desmotiva-me ver páginas e páginas de vídeos partilhados sem resposta, sinto que ao partilhar os meus próprios vídeos eles vão ser ignorados mesmo querendo melhorar o meu canal todos os dias. Sinto que as coisas teriam de mudar muito para tornar a Gaming Novato mais divertida e um verdadeiro oásis de crescimento e apoio legítimo.

Na minha opinião deveria haver um modelo de partilha de vídeos. O que seria o modelo? O youtuber teria de descrever o vídeo, o que motivou a criá-lo, dificuldades encontradas, tempo de edição, planos para o futuro e mais importante, pedido de críticas com ou sem votação. Deveriam ser considerados apenas os vídeos com duração menor do que 15 minutos e o youtuber só poderia partilhar 1 vídeo por semana aqui na Gaming Novato sem efeitos acumulativos.

O que isto significaria para a Gaming Novato? Tudo. Cumpriria realmente a premissa de que não se trata apenas de um site de divulgação de vídeos, afastaria membros da comunidade que não estão interessados em ajudar legitimamente e que só participam por interesse próprio. Faria a Gaming Novato o que uma rede não é capaz de ser, um local de melhoramento e crescimento pessoal com visão e perspectivas de futuro. Acredito que o índice desmotivação cairia a pique, porque o que eu vi durante todos este meses foi a queda da motivação de membros que não conseguem obter melhores resultados por travamento de crescimento, falta de ideias e entusiasmo da comunidade em ajudar construtivamente.

A Gaming Novato está a dar apoio moral, mas não ajuda a alicerçar e promover o crescimento qualitativo dos canais. E nós todos somos a Gaming Novato, só precisamos de um espaço com regras para nos guiar e guiar os nossos pares a fazerem da sua participação uma oportunidade de contribuírem para a formação de uma comunidade unida e focada em tornar os nossos membros nos melhores youtubers de Portugal e do Brasil.

Serei eu o único a pensar que podemos tornar este um espaço melhor? Este tópico é curto, mas foi feito depois de semanas de meditação nos intervalos de tempo que a vida me deu. Deixem também a vossa opinião, porque todos nós podemos mudar as coisas para melhor se realmente quisermos.

• Curtir Curtir x 6
    • Concordo Concordo x 3
    • Engraçado Engraçado x 1
    #1 Cyx PT, Mar 17, 2016 às 19:34
    Última edição: Mar 17, 2016
  2. DannyRYT

DannyRYT Membro Não oficial
    Convidado

@Cyx PT Concordo com tudo, menos na parte onde dizes que o limite deveria ser abaixo da faixa dos 15 minutos e de 1 video por semana. Na minha opinião, a tua ideia não está errada apenas mudava os seus valores. Em videos de 20-25 minutos no máximo consegues demonstrar mais no video ( que esteje bem compacto e editado). Enquanto ao factor "1 video por semana" acho 3-4 videos por semana seria melhor, já que há pessoal com horários e que queria partilhar o máximo da sua "arte" possível.
    Já agora concordo contigo a 300% sobre como deveríamos fazer os tópicos de partilha referente ao comentário, deve ter o tempo de edição, dificuldades, etc, o que mostra o que o Youtuber fez para trazer um pouco da sua "arte" até a nós. Esta é a minha opinião.

• Curtir Curtir x 5
  3. SirMonstro

SirMonstro NoobMaster
    Membro Oficial

Eu sempre fui pessoa de opinar sobre certos assuntos e vou deixar cá um pouco da minha opinião.

Foi mencionado o "sub-fantasma" e a ilusão de cresciemento rápido, isso acontece em todo o lado e todos os youtubers passam por isso, a verdade é que os grandes youtubers cada vez menos visualizações e isso acontecerá sempre. Vou ser critico com algumas coisas e terei razão, quem é o Tinto? O Tinto não é reconhecido pelo seu trabalho no youtube mas sim por fazer spam do seu canal e comentar tudo e todos nos vídeos quando não é nada com ele. DinisMor? Quem é esse? É um pseudo-grande youtuber ( como se intitula ) que levou demasiados avisos do youtube quanto a músicas e que para não abordar esse assunto, disse que foi hackeado. Mais recente, CarecaTV, quem é? Já à uns tempos tinhamos abordado o assunto de um rapaz português que venceu o cancro e queria ser youtuber. A minha questão é simples, porquê trazer assuntos pessoais para este meio? Crescer à custa de uma doença que só devia ficar na gaveta depois de ultrapassada, para quê continuar a bater sempre na mesma tecla. Fan-boys dos grandes youtubers, quem são? Não passam de um bando de míudos que são influênciados por esses youtubers e que se alguém diz mal, são os primeiros a ofender, porque não sabem simplesmente ignorar o assunto, têm de deixar sempre o seu insulto, os seus dislikes só para deixar na ***** ( sry ) quem apontou o dedo a quem estes apoiam.

Não foi isto que me fez comentar, mas sim o que se passa na gaming novato como mencionaste, confesso que desde o momento em que me inscrevi também pensei que a GN seria algo diferente e que me ajudaria a crescer o canal, mas essa forma de pensar mudou, não estou a dizer que não me ajudou a crescer porque ajudou, mas sobretudo levou-me a conhecer outras pessoas e a “juntar-me” a elas e conhecer um pouco mais das mesmas, facto disso são as chamadas skype e as horas passadas a jogar fora de gravação, nomeadamente com Gamerzone, Dmkpt , ainda há mais mas não têm registo na comunidade e o que comprova isso é o facto de ter sido a GN o “cupido”.
    Mas de facto o que se passa na GN é grave, mas também ninguém tem culpa a não ser os próprios membros que a compõem, não menciono os que são ativos, estão no chat na galhofa, comentam tópicos, criam tópicos construtivos ou que incentivam o melhoramento da comunidade, falo daqueles falsos membros, eu sei é um adjetivo muito forte mas é a verdade.
    O que serve alguém que só vem cá para publicar o seu vídeo comenta 1 ou 2 tópicos com uma frase de “bloco de notas” onde usa o copy paste e vai embora? Não serve para nada e só ocupa aqui espaço! É duro dize-lo, mas faz todo o sentido dize-lo.

Nós todos somos youtubers, é verdade, e basta apenas ter um canal para isso, mas há que ser humilde e crescer por si e com honestidade, e não usar mil e uma coisas para chegar a x pessoas. A mim custa-me o facto de ver certas coisas ( até posso ser criticado por isso ) , mas porque as pessoas que têm certas doenças se vão refugir da doença para ter sucesso em algo? De que serve o sub4sub? Se um canal com mil subs tem em média cem views por vídeo ou nem isso.

Nem sempre o facto de haver tópicos sem comentários é mau. Por vezes é preferível nem se dizer nada e dar um like, do que comentar só por comentar, como já vi por muitas vezes isso acontecer, com “frases-tipo”, sendo esses casos reportados a quem tem de se reportar.

Relativamente ao modelo de partilha de vídeos, sinceramente acho uma boa ideia mas também não exageremos, não é necessário descrever um vídeo inteiro, ninguém carrega no link de um vídeo para ler a descrição, apenas o quer ver, e se fores partilhar o link do vídeo em algum lado, ninguém vai perder o seu tempo a ler tudo o que está lá escrito, por isso acho que uma breve frase que leve as pessoas a carregar no link é sempre bem-vinda e quanto mais curta for melhor, não falo de “o meu vídeo” ou “vídeo de hoje”, algo que incentive as pessoas a ver o vídeo e a deixar o seu apoio.

À uns tempos critiquei a forma como os vídeos era publicados, mas agora penso que faz todo o sentido ser como estava, o que vale alguém publicar todos os dias o seu vídeo e no fim ir embora e terminar assim o seu dia na GN? Por isso tenho-me interrogado se não era melhor colocar uma barreira nas publicações de vídeo e começar com a aceitação de vídeos novamente, tendo em conta o seu tempo dispensado para a GN, não falo de comentar tópicos, porque isso para mim é tudo treta e apenas leva a comentar por uma especie de obrigação, falo de perder o seu tempo ativo no chat (que tem sido bastante ativo em certos momentos) e a deixar ideias, ver tópicos e também ir vendo o tempo em que a sua conta está ativa, não falo de ficar parado a olhar para a página principal mas sim ir explorando o site, e tentando participar, mostrando que não está aqui apenas para publicar os vídeos.

“porque o que eu vi durante todos este meses foi a queda da motivação de membros que não conseguem obter melhores resultados por travamento de crescimento, falta de ideias e entusiasmo da comunidade em ajudar construtivamente.”

- Nem todos lidam com a falta de resultados da mesma forma, há que saber dar a volta pelas coisas e não é sair da comunidade que vai resolver alguma coisa.
    A comunidade está a crescer e cada vez existem mais youtubers, tanto aqui como fora e é normal tendo em conta que este é um mundo competitivo que nem toda a gente vá comentar e deixar o seu apoio, nem sempre é pela maldade por achar que “ah se comento ele vai ter mais comentários e vai ser mais reconhecido que eu” , “vou comentar para ver se ele comenta o meu canal” , vou ser sincero, eu adoro fifa e tudo o que tenha a ver com fifa eu gosto, mas também tenho olhos na cara e penso por mim e quando meto uma coisa na cabeça ninguém me a tira. Eu acompanhava uma série de modo carreira e estava a gostar dela, mas ao longo do tempo fui vendo que estava a ser iludido, o que se passava é que x youtuber gravava apenas aquilo que ficava bem. Alguém gosta de ver uma pessoa sempre a ganhar? Perder também faz parte e logo no fifa que existem 3 resultados possíveis, vitória empate e derrota. Porque raio de razão eu via sempre vitórias, até um dia em que num determinado episódio o youtuber enganou-se e percebi que estava a ser enganado, o que se passou foi que até aos 10 min de jogo o clima da partida era chuvoso, e a partir dos 20 min já estava sol, no fifa isso não acontece e senti-me enganado.

A comunidade não é feita apenas para os que estão cá, é feita para os que estão, para os que querem estar e para ser partilhada aos que não a conhecem.

• Curtir Curtir x 4
    • Concordo Concordo x 2
  4. Cyx PT

Cyx PT Queijo
    Membro Oficial

Eu dei a ideia do máximo de 15 minutos, porque a comunidade sempre exigiu de mim o máximo de 15 minutos no meu canal. Na prática não faz sentido culpar seja quem for aqui pela regra que coloquei nos meus vídeos, mas de certa forma contribuiu. Li repetidamente "a duração 15 minutos está boa", "15 minutos é mais do que o suficiente". Na verdade 15 minutos só é bom para quem não tem tempo ou para quem faz o esforço para ver um vídeo. Quem gosta, passa horas a ver um vídeo. Eu tenho noção da minha própria contradição.

15 minutos é o limite que eu recomendo, porque se for para opinar criticamente sobre um vídeo, o importante é que seja o mais curto possível. Nós todos somos youtubers, nós seguimos alguns canais aqui na Gaming Novato e se realmente quisermos ver os vídeos, basta seguir as actualizações no Youtube. Colocar aqui os vídeos não vai magicamente fazer com que as pessoas os vejam, a menos que não sejam subscritas. Nesse caso cada vídeo será como um trailer que pode aliciar outras pessoas a subscreverem se quiserem ver mais vídeos desses canais. 15 minutos para mim é o suficiente para dar a minha opinião.

1 vez por semana, porque a qualidade dos vídeos pode não melhorar da noite para o dia. Algumas pessoas preparam vídeos para muito mais do que um dia e o efeito na edição, duração e estilo poderá não notar-se em nada de um vídeo para o outro. Sabendo que, tendo a oportunidade, os membros da comunidade partilham o máximo de vídeos possível para se auto-promoverem, penso que 1 por semana seria justo para todos e permitiria ver melhor o progresso de todos.

Isto tudo é a minha opinião, claro! Eu aceito que se deva discutir melhor e atingir consenso. :)

Os seres humanos são muito "clubistas", e não só no que toca ao futebol. Gostamos de defender pessoas, principalmente a malta jovem, que consideramos superiores, diferentes ou meramente populares (neste último o objecto do nosso idolatrismo pode ser um "pastor" ou alguém realmente digno do nosso apoio e apreço). O Fanboyismo é mesmo assim, mas isso vai um pouco além do que eu tinha em mente para este tópico, porque pelo que entendi não trata apenas do assunto troca de subscrições em massa, mas de youtubers que cresceram por motivos alheios ao conteúdo que produzem nos canais (não estou dentro do assunto quanto ao "Dinis-Mor"). Eu nem quero pensar em competição entre Youtubers, porque isso acabaria por deitar por terra a própria finalidade da Gaming Novato. Se houver realmente competição entre youtubers e estiver presente nesta comunidade, então este tópico não foi feito para essas pessoas, nem irão deixar saudades caso queiram sair da GN. Gosto de pensar na Gaming Novato como um local de igualdade de oportunidades seja qual for o tamanho do canal que venha aqui parar e uma forma de luta contra a asfixia promovida pelo spam e fanboyismo no Youtube que não deixa espaço aos novos canais de obterem pelo menos alguma audiência e forma de propagar um pouco o seu conteúdo.

Penso que mesmo dentro da comunidade activa (já ela escassa) o problema na forma como se partilham os vídeos mantém-se. Repara também que a participação noutros tópicos também ela é, muitas vezes, inexistente tanto em quantidade como em qualidade. Aqui dentro quem participa em tópicos que não envolvam vídeos reduz-se a um número de pessoas que se contam com os dedos de uma mão apenas e aqueles que participam criticamente e construtivamente contam-se aos pares, às vezes 3 ou 4. Estabelecer regras para a partilha de vídeos é o mínimo que considerei necessário, pode ser exagerado, mas para isso temos de contribuir todos para melhorar a ideia, se realmente for tomada em consideração.

O modelo de partilha de vídeos seria para incentivar a crítica e não a partilha do "porque sim" e do "porque posso". A Gaming Novato tem a oportunidade de ser uma comunidade que apoia o youtuber e ajuda a melhorar. E para isso penso que é da responsabilidade do criador de conteúdo pedir essa crítica e facilitar esse processo. Nada melhor do que isso do que falar um pouco do vídeo em questão. Se as pessoas gostarem dos canais, elas próprias vão subscrever e ver os vídeos que quiserem, sem precisarem da Gaming Novato para se manterem actualizadas. Essa é a forma como eu vejo a Gaming Novato, uma comunidade modelo, exemplo máximo de um fórum dedicado aos Youtubers que querem mais e melhor. Eu sugiro que se discuta mais sobre isto, as minhas ideias são só ideias que servem para mim, mas é preciso que não se deixe este tópico morrer...

Comentar um tópico não é uma treta se for obrigatório apresentar argumentos que o justifiquem. Comentar que algo é bom ou mau "porque sim" é uma treta, mas explicar o motivo, fundamentar respostas tem todo o sentido. Toda a gente que passou pelo ensino básico sabe responder a perguntas e fundamentar as suas respostas (por que não apresentar opiniões?), seria tal e qual como nos tempos de escola. :p É claro que nem toda a gente quer criticar seja o que for, mas também não é preciso, basta também não exigir das outras pessoas o mesmo, nem participar na partilha de vídeos no fórum, é justo.

Para finalizar e eu sei que respondi de forma pouco organizada a muitos pontos teus Sirmonstro e outros talvez deixei sem resposta e peço desculpa por isso. Penso que organizar um pouco as coisas e promover algumas regras aqui dentro poderá trazer os melhores youtubers para aqui. Se alguém quiser fazer parte de uma comunidade realmente séria em melhorar o seu conteúdo irá ficar aqui até ao final dos tempos. Não seria bom sermos bons em vez de muitos? De qualquer maneira, os muitos foram embora e só ficaram os bons... Os bons ao menos ficariam excelentes ou epicamente bons. :D

• Concordo Concordo x 2
    • Curtir Curtir x 1
    #4 Cyx PT, Mar 17, 2016 às 23:34
    Última edição: Mar 17, 2016
  5. Bruno Mesquita

Bruno Mesquita NoobMaster
    Membro Oficial

Li atentamente o teu tópico Cyx PT e concordo com praticamente tudo o que aqui disseste, tirando o ponto dos vídeos de apenas de 15 minutos mas tal já foi explicado numa resposta anterior. No início quando cá cheguei olhava para a zona dos novos tópicos e via diversidade coisa que infelizmente hoje já não vejo. O que vejo hoje em dia é publicações de alto a baixo de vídeos o que, lá está, torna isto como uma miragem de um grupo de facebook, o que é muito negativo porque não é assim que quero ver a GN. GN é comunidade e não um fórum onde publicamos os nossos vídeos para obtermos mais visualizações e comentários. O facto deste provável spam (não sendo bem spam) resulta no que tenho reparado desde à uns tempos para cá; cada vez que publico um vídeo tenho no máximo 2 comentários, coisa que é bem diferente de à uns tempos para cá quando antes tinha bastantes comentários e opiniões. Talvez isto aconteça porque o pessoal está a ficar farto de tanta publicação de vídeos, isto no meu ponto de vista.

Não quero, não quero mesmo que a GN se torne num "grupo de facebook" e da minha parte vou fazer o que puder para contribuir para que não se torne :) Gostei da tua ideia quando falas no que deveríamos pôr numa publicação de vídeo, descrição, dificuldades, tempo de edição etc vou começar a aplicar isso nos meus próximos tópicos. E também estou de acordo em apenas publicarmos 1 vídeo por semana, pode ser injusto para uns ou para outros mas penso que a comunidade iria beneficiar muito, é uma questão de testarmos :)

• Curtir Curtir x 4
    • Concordo Concordo x 1
  6. DileyGaming

DileyGaming To Be Named
    Membro Oficial

Eu concordo em grande parte do que aqui foi dito, mas não tudo.
    Eu vejo a Gaming Novato não só como uma comunidade de crescimento e desenvolvimento dos nossos canais, mas também como uma plataforma em que, não só nos permite ir mostrando o nosso trabalho diário/semanal/mensal, mas também partilhar conhecimento e, também muito importante, fazer amizades com pessoas que nos avaliam, criticam (no ponto de vista de ajudar a melhorar) e apoiam quando as coisas estão menos luminosas nas nossas vidas e canais (como foi a força que recebi e tenho recebido desde o ultimo vlog de desabafo que fiz, e como foi feito com o @PTsandro com a questão dos ataques de hate que o fizeram parar o canal).
    Agora também digo, a comunidade sofreu uma grande alteração desde o momento em que entrei, em que se queríamos destaque na tabela do fórum, tínhamos de participar, e não escrever só um "bué fixe" ou "continua" não contavam como apoio, era preciso ver os vídeos, dar uma opinião, mostrar que se gostou do video e porque, e foi assim que fiquei a conhecer o trabalho e a interagir como os youtubers mais participativos da GN.
    O que notei é que começou de facto a vir para a GN uma grande quantidade de inscrições que só vêm para por video e ir embora. A cena é que, só de por o video, ele ganha destaque, sem que haja participação, e posso dar um exemplo disso por experiência própria, em que quando entrei, partilhava e tinha 10 ou 11 comentários na GN e no video, e hoje se tiver 2 ou 3 é muito!
    Acho que a GN está a crescer em números, mas está a perder um pouco aquele espirito de entre-ajuda que havia quando entrei à uns meses.
    Defendo e apoio todas as melhorias que forem feitas à GN, mas também sou da opinião que o modelo antigo estava um pouco mais interessante que actualmente, e aí a GN está a tornar-se um pouco como o facebook ou outras comunidades de youtubers
    --- Tópico Atualizado ---
    Agora a única coisa que não concordo é com uma limitação de tempo de video, porque aí eu e outros membros nunca conseguiríamos divulgar o nosso trabalho, nem a limitação de vídeos, de resto, não tenho nada a apontar nem a acrescentar ao que já foi dito :)
    Agora a única coisa que não concordo é com uma limitação de tempo de video, porque aí eu e outros membros nunca conseguiríamos divulgar o nosso trabalho, nem a limitação de videos, de resto, não tenho nada a apontar nem a acrescentar ao que já foi dito :)

• Curtir Curtir x 5
    • Vencedor Vencedor x 1
  7. Wfire PT

Wfire PT GirlGamer
    Membro Oficial

A minha opinião é a mesma que o Diley.

Concordo com o que o Cyx disse e sim a comunidade mudou bastante no apoio que têm dado mutuamente. Como é óbvio quando partilhamos aquilo que fazemos não é só para ter views mas sim para ter o feedback do pessoal da comunidade, do pessoal que está connosco e que faz o mesmo que nós. Com isso tenho a dizer que a comunidade é muito importante para mim porque tenho conhecido gente espectacular com os quais pretendo trabalhar e dar um refresh ao canal e para isso é que a comunidade existe para estarmos unidos a fazer o que gostamos e nunca esquecer nem menosprezar uns ao outros.
    Também sinto assim que alguns dos membros aqui só sabem menosprezar quando comentam é para isso e sinceramente já não tenho idade para essas cenas, apenas quero me divertir, fazer aquilo que gosto e com pessoal que está na mesma página que eu e é nisso que a comunidade é boa, a partilhar opiniões sobre diferentes tópicos e conhecermo-nos um bocado melhor e sermos pessoas.

Sei que também, como eu há muita gente que trabalha e que com os vídeos e a vida pouco tempo têm livre, mas eu nem que seja só uma vez por dia venho à comunidade ver novidades e tentar dar alguma feedback coisa que às vezes não é possível mas demorando ou não faço o, porque acho importante comunicar com quem põe trabalho nos seus projetos.
    Quanto ao tempo de 15 mint não concordo como o pessoal acima, porque por exemplos os meus videos normalmente são walkthrougs e 15 não dá para mostrar nada, concordo com um modelo próprio para que as pessoas ponham mais trabalho na partilha do video e não só entrar, pôr o video e ir embora.

Sendo assim, concluo que alguns membros têm que pensar que o pessoal está todo a fazer a mesma coisa e nào se achem superiores porque não vos levam a lado nenhum, façam comentários construtivos e sem arrogância.
    Mais um coisa quero também dizer que podem contar comigo para o que for preciso e estarei sempre pronta para ajudar.

Ainda bem Cyx que trouxeste este tópico à comunidade e vamos lá mudar isto...

• Curtir Curtir x 3
    • Vencedor Vencedor x 1
  8. Flávio PEREIRA

Flávio PEREIRA NoobMaster
    Membro Oficial

Jovens, lá vou eu ter que me meter, por muito que até agora não queira a ideia que tenho daqui esteja contra os meus principios de youtuber.

Em Primeiro lugar, definam o tipo de youtubers que querem aqui: ou crianças ou youtubers verdadeiros e dedicados
    Em Segundo o regime de pontos faz os mais antigos lembrar projetos como os "Parceria Inter Gamers" (PIgs) que para os que não sabem é uma anedota e foi por essas razões que terminou
    Em Terceiro Lugar: esta ideia do video baseia-se tal e qual nos Trailers dos canais (muito semelhante mesmo)
    4: Acham que seria aceite? Perguntem a todos os youtubers daqui quem tem essa pachorra, poucos tem e minimamente os poucos que responderam neste post poderão com o tempo menos ter.

• Curtir Curtir x 1
  9. DanielOniGuerreiro

DanielOniGuerreiro NoobMaster
    Membro Oficial

Após ter lido tudo o que aqui já foi dito é seguro dizer que concordo com a grande maioria dos pontos.

Quanto ao modelo de publicação de vídeo, acho a ideia interessante. O limite de 1 vídeo por semana faria com que o Youtuber tivesse de escolher qual o vídeo com mais valor em partilhar (o que já de si obrigaria a uma auto-avaliação, o que tem este vídeo que os outros não têm), isto no caso de ser uma pessoa que publique mais que um vídeo por semana. Nunca esquecendo que a comunidade serve acima de tudo para ajudar, não apenas visualizando e comentando os vídeos publicados mas também dando dicas e ajuda na resolução de problemas para que o conteúdo vá melhorando aos poucos. Com o limite de vídeos semanais não faria sentido ter o limite de tempo nos vídeos. Cabe-nos a nós, produtores de conteúdo, captar a atenção do visualizador por todo o vídeo (e para isto não é preciso cortes constantes e piadas a mil à hora) e se num vídeo com 30 minutos não há quem veja mais de 5, há que repensar a edição e produção se se quiser reter o visualizador por mais tempo. Por fim a ideia de tempo investido na criação do vídeo já é algo que tenho vindo a pensar implementar nas minhas publicações, por isso adicionar o resto dos detalhes como métodos usados e problemas encontrados apenas irá adicionar interesse. Mais um motivo para ser apenas 1 vídeo por semana, porque quem o queissesse fazer com todos os vídeos não teria tempo para isso. Neste aspeto vejo a Gaming Novato como uma montra onde mostramos alguns dos nossos produtos e quem quiser ver todos visita o nosso canal.

O tempo será sempre pouco para toda a gente, falo por mim, vir à GN tem-se resumido a 2 ou 3 horas por semana e a interação nos tópicos tem sido pouca (leio mais do que outra coisa), por isso é impossível alguém seguir todos os tópicos que são criados e vídeos publicados, daí a necessidade de haver "requisitos" na publicação de vídeos (pode soar um pouco elitista, mas é apenas uma forma de tentar organizar melhor as coisas e premiar o esforço e o interesse). Isto em vídeo publicados porque no resto não há esta necessidade, quem tem dúvidas ou procura sugestões basta criar o tópica e o pessoal tenta ajudar, quer seja em 5 minutos ou em 5 dias...

Pessoal não se acanhem e opinem!

• Curtir Curtir x 4
  10. Cyx PT

Cyx PT Queijo
    Membro Oficial

Aquela foi a minha sugestão, cabe a ti e aos outros membros dizerem se aceitam totalmente, se aceitam com modificações ou se recusam completamente e decidir democraticamente. A ideia principal é aumentar a qualidade dos tópicos, nomeadamente na partilha de vídeos que se reduzem a um copy/paste das partilhas padrão do Facebook e é claro como já foi referido neste tópico (e não só) que ninguém está feliz com isso.

Eu não faria a separação entre crianças e youtubers verdadeiros e dedicados(?), não é justo. Já houve quem se registasse apenas para partilhar vídeos e saísse do fórum para nunca mais voltar (adultos e crianças), para essas pessoas a separação está feita e de forma muito natural. Quem fica aqui contribui imenso para o conhecimento de todos com partilha de ideias, sugestões e às vezes tutoriais para melhorar o conteúdo. Todos ganhamos.

Os pontos têm o seu lugar e foram criados com o intuito de parar com a partilha em massa de vídeos, mas mais importante incentivar a participação no fórum. É algo que na prática notou-se que não teve o resultado ideal devido aos pontos que se ganham diariamente sem fazer nada. Quem quer partilhar o seu vídeo só tem que esperar. Infelizmente este tipo de atitudes não contribui em nada para a comunidade.

Eu pensei que um youtuber que tem tempo para gravar, editar e partilhar o seu vídeo tem de certeza 5 ou 10 minutos para elaborar um texto um pouco mais descritivo a falar dele. É mais uma questão de vontade do que de paciência. Volto a frisar que partilhar aqui um vídeo não faz com que magicamente as pessoas o queiram ver. Todos nós somos youtubers, temos de ter um motivo para ver outros vídeos e aqui se houver a mentalidade apenas focada em "deixa-me comentar que gosto para ele vir ao meu comentar que gosta" não vai ajudar ninguém a chegar a lado nenhum, é como um sub4sub modificado para coment4coment. Se a partilha de vídeos for acompanhada com um pedido de críticas podemos ajudar com feedback que será útil a quem partilha. Podemos ser também uma audiência, mas mais participativa e crítica.

A questão é: O que é os membros querem da Gaming Novato? Um clone do Facebook ou um espaço que apoia verdadeiramente os youtubers nacionais?
    Perdoem-me por citar apenas partes das vossas contribuições, fiquei fascinado com a adesão a esta causa e foi delicioso ler todas as vossas opiniões bem fundamentadas e acredito que todos vamos fazer a diferença. E no fim fazermos de todas uma só voz.

Notei que o tempo de vídeo partilhado por mim sugerido não está a ser aceite, então posso concluir que é melhor que não haja tempo limite em cada partilha de vídeo, mas dentro do razoável, certo? Não colocar vídeos com duração de lives ou superiores a 40 minutos, o que acham?

Não houve nada contra aumentar a descrição dos tópicos segundos os parâmetros que enunciei e pedido de críticas nem o facto de a partilha ser feita 1 vez por semana. Por favor confirmem e se quiserem mudar algo façam-no com toda a liberdade.

#10 Cyx PT, Mar 18, 2016 às 12:23
    Última edição: Mar 18, 2016
  11. MocasPT

MocasPT De Todos Um
    Membro Oficial

Vou dar aqui a minha rápida e resumida opinião acerca de vários temas que aqui são abordados e não só.

- Por coincidência ou não a GN a certa altura teve um grande BOOM e nos últimos tempos parece que está mais "vazia", coincidindo com a entrada do sistema de pontos.

- Há pessoal na comunidade da GN que não gosta mt que outros possam vir a ter sucesso (sei do que estou a falar) e que usam mais a GN para partilharem vídeos e pouco mais mas isso há em todo o lado, nada de novo no mundo do YT.

- Acho que há muita gente iludida e que por isso acabou por abandonar a GN, não sabe lidar ou não está habituado a lidar com contrariedades ou opiniões contrárias.´

- Não consigo entender mt bem o ppl "que anda por aqui" (pois dá para ver com a funcionalidade que existe agora de ver quem observou o tópico) a navegar pelos tópicos GN mas não é activo em nenhum tópico ou no chat, alguém me pode explicar o porquê?

- O facto de ter menos feedback nos nossos vídeos, menos subs, menos views, menos likes, mais dislikes, ataque de haters (isto é o quê mesmo?), é motivo para abandonar a GN ou deixar de falar com o ppl? Para entrar em paranóia ou acabar com o canal? Ou seria melhor ganhar motivação para trabalhar melhor e pedir opiniões construtivas? O YOUTUBE NÃO É SÓ MOMENTOS BONS, parece-me existir ainda muita gente iludida hoje em dia e não muito preparada para lidar com feedback (ou whatever) negativo.

- Eu não sei se é possível fazer isto mas não seria possível cada user criar UM tópico apenas para partilhar os seus vídeos e live-streams e ficar tudo nesse tópico que iam actualizando conforme fossem colocando o seu conteúdo?
    Era também possível fazer com que esses tópicos não fizessem parte da lista de "Tópicos Actualizados" para não estarmos sempre a olhar para os últimos tópicos que mts vezes a partilha de vídeos ficando lá somente outro tipo de tópicos?
    Eu não sei se isto era possível mas é só uma ideia.

• Curtir Curtir x 4
    • Vencedor Vencedor x 1
  12. Cyx PT

Cyx PT Queijo
    Membro Oficial

Penso que não é uma coincidência que a Gaming Novato tenha parecido mais vazia depois da introdução do sistema de pontos. Antes a actividade da maioria dos novos membros era a seguinte:
    Apresentação -> partilha de vídeo -> resposta aos comentários na partilha de vídeo -> partilha de vídeo -> resposta aos comentários na partilha de vídeo.
    Agora a actividade é: Apresentação -> hmm... por que é que não posso partilhar um vídeo? -> oh eu tenho de participar no fórum? Ninguém manda em mim! -> Saída do fórum -> (dia seguinte) tenho pontos suficientes! -> partilha de vídeo.

No fundo só ficou quem realmente gosta de aqui estar, concordas? Na minha opinião o sistema por pontos funciona como uma espécie de Firewall se lhe quisermos chamar assim. É triste que se tenha de ter chegado a esse ponto, mas dada a oportunidade o ser humano faz o máximo possível para tirar proveito de uma situação existente.

O facto da partilha de vídeos poder vir a ter regras e incentivo a críticas vai também fazer as pessoas pensarem 2 vezes se querem ou não fazer a partilha aqui na Gaming Novato. Quem não quiser que os vídeos sejam avaliados vai querer manter a distância, porque sabe para o que vem ao partilhar o seu conteúdo aqui. Não estou a falar de críticas que atacam os vídeos, mas de pontos positivos ou negativos dependendo da opinião de cada um. É importante fazer notar que a variedade de idades aqui dentro da comunidade irá traduzir-se também numa maior riqueza do feedback. Se eu com os meus 25 anos disser algo que quem partilha o vídeo não concorda pelos vídeos do canal não estarem dirigidos às pessoas da minha classe etária (digamos 25-29) então poderá ser tomado menos em conta do que um de alguém mais jovem ou mais velho. Caberá ao próprio criador separar o que lhe é mais útil e o que não é para o canal.

A ideia da criação de um tópico para a partilha de cada youtuber terá de ser levada em consideração e encorajo a que todos dêem a sua opinião. A minha opinião é que se façam tópicos em separado para haver maior organização, porque para partilhas gerais já existe o próprio Youtube que coloca num só espaço os vídeos de cada youtuber. A minha ideia é criar um tópico para cada partilha, mas só a minha opinião não basta.

Quanto à exclusão dos vídeos da zona de actualizado eu tenho uma opinião mista em relação a isso. Eu sempre me acostumei a ver tudo o que era novo na aba "actualizado", era prático e confortável, mas isso acontecia porque havia um equilibrio entre partilhas de vídeos e outros tópicos, mas agora como podes ver, essa secção está completamente saturada com tags de Gameplays e Vídeos. Raramente se vê outro tipo de tópicos. Eu penso que se for alterado o comportamento de partilha de vídeos e introduzidas regras, não vai haver toda aquela saturação com o bónus de a Gaming Novato deixar de ser vista como um local de partilha, mas de lazer, conhecimento e alguma promoção.

• Curtir Curtir x 2
  13. Forever7

Forever7 To Be Named
    Membro Oficial Lord of Feedback

Concordo com basicamente tudo o que disseste e ainda bem que criaste o topico, pois e preciso se fazer esta discussao. As tuas medidas devem ser melhor trabalhadas e necessitam de alguns testes de emplentadas e acrescento uma as tuas, o Bump apenas poderia ser utilizado uma vez (e ja e muito!) na divulgaçao de videos e nao se devia incluir (na parte do bump) videos partilhados/publicados ha mais de 2 semanas.
    Espero que isto seja pensado e que a GN seja so topicos de partilha de videos, a maioria sem resposta. Mesmo que haja muitos youtubers que querem crescer e partilhar os seus videos, incluindo eu, nao quero a GN um "grupo de facebook".
    E do que estao a falar, que antes havia muito mais apoio e que talvez agora nao seja o mesmo por haver demasiado "spam" na divulgacao é a pura verdade!

E uma coisa que me lembrei agora, nos "Topicos Recentes" podiam separar a "Divulgaçao de Videos" do "Atualizado" e quando entrassemos na GN, todos os outros topicos (o Atualizado) apareciam primeiro e depois tinhamos de mudar de separador para ir aos videos divulgados, penso que isso ia ajudar muito o spam e a prioridade dos videos de que estamos a falar!

• Curtir Curtir x 2
    #13 Forever7, Mar 18, 2016 às 15:53
    Última edição: Mar 18, 2016
  14. Flávio PEREIRA

Flávio PEREIRA NoobMaster
    Membro Oficial

Eis a questão que nem vale a pena debater por cá mas estará na base de uma das ideias que apresentarei ao Wilker relativamente aos GN, Mais do que textos bonitos precisam de apoiar quem vale apoiar e excluir quem seja para o fazer. Já debati a cena dos pontos com várias pessoas, se serve de controlo, então irá também servir de premeio não por pontos mas através do carinho e da vontade de ajuda que são vistos em cada partilha.

Moderadores e pessoal, sendo eu lambe botas por tar aqui e so protestar ou não (admito que entrei aqui na intenção de ver o que isto poderia dar e não pedir apoio (porque o meu conteudo é muito quando me apeteçe e tudo mais), mas tenham atenção á forma como os posta são feitos a nivel da partilha de videos e não apenas ao video propriamente dito. Só peço isso

15. Nerd Frustrado

Nerd Frustrado NoobMaster
    Membro Oficial

Olá a todos!
    Bom, inicialmente, estou acompanhando este tópico desde o início, assim como faço em todos os tópicos que gosto muito de acompanhar.
    Mas não irei deixar sugestões, pois acredito que muitas sugestões interessantes já foram ditas anteriormente.
    Quero colocar aqui um pouco do meu "sentimento" e espero que isso ajude a guiar as decisões que serão tomadas.
    Confesso que ultimamente, nos ultimos 2 meses andei ausente nesta comunidade, aparecendo à luz pouquissimas vezes, em assuntos específicos. Mas sempre que consigo, faço visitas ao fórum para me atualizar de tudo o que está acontecendo.
    Quando embarquei nesta comunidade, lembro me bem que a lista de assuntos atualizados estava repleto de assuntos e discussões em pauta, que mesmo não comentando, acompanhava-os. O valor que estes assuntos agregavam a mim como Canal e como pessoa era enorme. O que diziam era realmente verdade e a GN não era um site para divulgar trabalhos, e sim para divulgar conhecimento e experiência. Fique maravilhado com o que estava vendo e lendo. Em alguns dias, abandonei os 40 grupos de divulgação de videos do facebook e tornei esta comunidade a minha única família do Youtube. Sinceramente, os 40 grupos nas quais eu fazia parte não me fazem falta até hoje. O fato de eu não fazer sub4sub acabou me isolando nestes grupos, mas ao fim, a GN me dava muito mais do que todos os 40 grupos juntos não me davam.

Eu não posto videos aqui, porque não é o MEU foco nesta comunidade. Aprecio as discussões, algumas vezes harmoniosas, outras vezes mais quentes. Mas sempre busquei na GN um apoio que eu não encontrei em nenhum outro lugar. Só aqui pude encontrar pessoas que compartilhassem assuntos que muitas vezes precisamos digerir sozinhos, como o caso dos Haters, Desmotivações, Dicas de Intro e pós, edição, Networks e onde e como divulgar vídeos na internet para aumentar a audiência e outras coisas mais. Além de que foi aqui que fiz grandes parceiros e amigos.

Porém, ultimamente venho observando a avalanche de topicos de divulgação de vídeos.
    Posso lhes dizer que o tempo que permaneço logado aqui nesta comunidade é diretamente proporcional aos tópicos de discussões atualizados. E nestes dois ultimos meses, foram raras as vezes que permaneci aqui por mais de 5 min. Assisto os vídeos daqui somente quando se trata de um pedido de ajuda, opinião, crítica ou sobre alguma discussão. Divulgação somente, acabo por nem entrar no tópico (me desculpem a sinceridade, mas sabem como é... o tempo é curto). Dos canais que estão aqui, tenho o prazer de acompanhar aqueles que acabam por aparecer em tópicos como este. E uma vez apreciado, tenho o prazer de me subscrever no canal e assistir aos vídeos diretamente no youtube.

E vocês me perguntam: "Ok, Nerd (Edu). E o que você gostaria de ter aqui para que pudesse ficar mais tempo?"
    => Eu gostaria poder ESCOLHER as tags de meu interesse somente, para serem exibidas na lista de atualizados. Sempre que eu entrasse aqui, somente aquilo que me interessa apareceria na lista. Nada de "Gameplay" e nem "Vídeo" e nem outras tags que não tenho interesse. Assim como cada um poderia ver apenas as tags que escolhera por interesse.

"Mas Nerd! E o seu apoio aos canais que fazem parte desta comunidade?"
    => Eu apoio canais conversando e discutindo, agregando informação ou absorvendo informação, ajudando a crescer com conhecimento e experiência e sendo ajudado da mesma forma!

Lembrando que é isso que EU procuro, e o que EU quero ver aqui, e até por isso não gostaria de impedir que outros divulgassem vídeos. Divulguem! Mas saiba que não iria aparecer na MINHA lista.

"Ok! E o que mais?"
    => Eu não me importaria se não ganhasse dinheiro GN todos os dias apenas por ser um novo dia. Eu também não tenho problemas em comentar e discutir em tópicos como este, ou seja, PARTICIPAR desta comunidade. E eu também não veria problemas em ter que "pagar" caro com o dinheiro GN para postar uma divulgação de vídeo, que aliás, seria dado muito mais valor aos vídeos se conseguisse este dinheiro PARTICIPANDO da comunidade.

Mas eu ainda acredito no dia em que eu entrar aqui nesta comunidade, e encontrar a lista de topicos atualizados apenas com os assuntos que eu escolhi de meu interesse, como era quando entrei pela primeira vez nesta comunidade.

Enfim... é só o meu sentimento.

Obrigado por ler meu desabafo.

• Vencedor Vencedor x 1

Compartilhe esta Página

Loading...